terça-feira, 27 de abril de 2010

Biologia

Dentro da ciência, o ramo que estuda os seres vivos é denominado de Biologia, que no próprio nome já especifica: O ESTUDO DA VIDA (bio = vida, logia = estudo). Entre as diversas especificações em que podemos dividir a biologia escolhi 5 que mais me despertam curiosidade: etologia, ecologia, astrobiologia e biologia molecular e biologia celular.
Começando pela etologia, a ciência que estuda o comportamento animal. Recebe influência da Teoria da Evolução (mudança das características hereditárias da população de uma geração para outra), e, segundo Darwin, cada espécie tem seus padrões de comportamento, da mesma forma que tem suas próprias peculiaridades anatômicas. Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, as relações existentes no meio ambiente, o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das suas interações que podem ser entre seres vivos ou com o meio ambiente. Resumindo, é o estudo do lugar onde se vive. Pode ser dividida em três ramos, a autoecologia que considera os organismos como representantes de uma espécie; a demoecologia que trata do estudo de cada população em separado; e a sinecologia que corresponde a um ramo que se dedica ao estudo das comunidades de seres vivos. A astrobiologia é uma nova área da biologia que estuda a origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo, inclui a busca por ambientes habitáveis no nosso Sistema Solar e por planetas habitáveis fora do Sistema Solar, vida em Marte e em outros corpos do Sistema Solar e pesquisas em laboratório e em campo do começo da vida na Terra ou em outros possíveis lugares. É considerado um campo emergente e já em desenvolvimento, porém, na maioria dos casos são apenas indagações. A biologia molecular investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, ou seja, foco especial no estudo da estrutura e função do material genético incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese protéica. Já a biologia celular é o estudo detalhado das células em relação à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. Estes componentes são de importância vital para a vida da célula e em geral para a vida dos seres vivos (os quais são formados por células).
Concluindo, devemos dar ênfase aos estudos de biologia, pois acima de qualquer outro, é a ciência que faz com que nós possamos compreender nossas origens e a forma, cientificamente, que vivemos.